quarta-feira, 27 de junho de 2012

óleo de arroz



Extraído do farelo e do germe do grão de arroz, o óleo de arroz tem ganhado cada vez mais destaque quando o assunto é dieta e alimentação saudável. Para muitos, ele tem sido um aliado no controle do colesterol. Outros investiram no alimento com o objetivo de perder peso. Ainda assim, restam muitas dúvidas sobre os verdadeiros benefícios desse óleo vegetal e como consumi-lo. Para desmistificar de vez seus reais efeitos no organismo, o Minha Vida conversou com nutricionistas que debateram as principais características do produto. Confira.

Óleos vegetais - Foto Getty Images

Comparação com outros óleos

Segundo a nutricionista Amanda Epifanio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo, o óleo de arroz tem uma constituição semelhante a de óleo de soja, oliva e milho. Se comparado aos óleos de palma e de coco, entretanto, ele leva vantagem: apresenta taxas de gordura saturada bem menores. "Enquanto o óleo de arroz tem 20% degordura saturada, cerca de 50% do óleo de palma e 90% do óleo de coco resumem-se a esse tipo de lipídio", explica a profissional.

Essa gordura é conhecida por aumentar o colesterol ruim (LDL) no sangue e favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. "Quanto maior a quantidade de gordura saturada, pior a qualidade do óleo", afirma Amanda.


0 comentários:

Postar um comentário